Início > Artigos > Hardcore Graffiti

Hardcore Graffiti


Imagine a arte e cultura do grafite junto com o espírito verdadeiro do hardcore. Sei que não é algo difícil de se pensar, afinal, muita gente que gosta de hardcore também gosta de grafite (eu por exemplo). O que quero dizer com tudo isso é o seguinte, imagine uma série de grafites feitos com nomes de grandes bandas do hardcore mundial, é isso que o perfil Hardcoregraffiti O.I.S. do MySpace nos mostra.

Sick of it All

Em uma galeria com mais de 100 fotos de grafites feitos com nomes de bandas, o administrador do perfil deixa bem claro no About Me que este perfil do myspace é sobre a “propagação do respeito para musica e cultura chamada hardcore” e também diz que está feliz pelo fato das pessoas que visitam o perfil no myspace serem pessoas que tem um sentimento verdadeiro para com o hardcore.

Breakdown

Alem da galeria de fotos dos grafites, o administrador mantém também uma galeria de mais de 200 fotos só com capas de grandes títulos do cenário punk/hardcore mundial. Para está galeria o autor mantém o nome Good records – worth to listen to (bons registros, vale a pena ouvir).
Eu mandei uma mensagem para o administrador do perfil perguntando como surgiu essa iniciativa, se foi ele que fez todos os grafites, como as bandas reagiam e mais algumas coisas. Para a minha surpresa, em dois dias ele me respondeu, de maneira bem positiva por sinal. Confere ai as palavras do Jim, grafiteiro Alemão que fez essas obras de arte.

Opa,

Obrigado por perguntar e pelas palavras gentis! Primeiramente, os grafites são todos feitos por um único “autor” . É um serviço de um homem só feito por um grafiteiro.

O motivo pelo qual eu faço isso é:

Eu estou no grafite (ou “writing”, como chamamos) há 20 anos, e de vez em quando acaba ficando chato, haha. Eu estou ouvindo diversos tipos de músicas por mais de 20 anos e era hora de fazer algo diferente na minha carreira de grafiteiro.

Eu gosto de vários tipos de música, mas no fim das contas – Eu prefiro hardcore acima de tudo! Então eu achei que poderia combinar as duas coisas (grafite e hardcore) e fazer algo positivo. Na minha região nenhum grafiteiro liga para hardcore – só ligam para rap e eletrônica. Eu tenho uma voz e nome na cena do grafite europeu. Eu achei que seria legal mostrar para as pessoas o que é feito à mais e também que há mais fãs do que os pequenos fãs medianos de hardcore.

Eu fiz esta página para fazer uma dedicação ao hardcore – é isso. Pessoas que visitam esta página podem ter a possibilidade de ouvir grandes bandas com uma mensagem. A mensagem é importante, cara.

No começo algumas bandas pensaram que essa era uma página onde todos poderiam pegar um grafite de graça e ganhar credibilidade das ruas com ele, haha, sem chance! Eu tenho que sentir a banda e a mensagem! Algumas pessoas tornaram-se amigas, e eu adoro fazer coisas para elas, mas para todas as outras, tem que haver uma boa razão para eu fazer um grafite para uma banda que eu não conheço! No final das contas, eu tenho que viver com isso e a minha página não é publicidade para besteiras comerciais – Eu nunca peguei dinheiro com isso e nunca pegarei! São meus sentimentos para com as bandas mostradas através da minha arte – É isso.

Eu adoraria ouvir em algum dia “Cara, eu fui na sua página e ouvi Regan Youth – que banda ótima, e eu nunca havia ouvido coisa assim antes”. Não há nada de especial por trás disso – Eu só estou fazendo o que sempre fiz – grafite! Estou fazendo algo bom e juvenil e se as bandas ouvirem sobre isso – beleza, senão – sem problemas. Eu adoro as bandas, de qualquer jeito!

Eu acho que muitas bandas nunca ouviram sobre o que eu faço e é uma coisa toda underground com a qual você não consegue fazer dinheiro – e hardcore hoje em dia é uma coisa muito de fama e dinheiro.

Grafite não se encaixa com hardcore e eu nunca me sentirei parte do hardcore – Sou apenas um fã. Para ser parte do hardcore você deve fazer a música ou a revista (zines).

Jim

Bad Brains

Esse sim é um exemplo de uma pessoa que faz o que faz por simples amor pelo hardcore, nada de fama ou status. Visitem o Hardcoregraffiti O.I.S. e troquem idéia com o Jim, com certeza é um cara que tem muito o que ensinar a todos.

Categorias:Artigos Tags:,
  1. 29/12/2009 às 11:53 AM

    Muito ótima a postagem ta de parabéns, total humildade o cara tbm em. é nóiz

  2. Zoio xxx
    30/12/2009 às 10:43 AM

    porra muito legal a iniciativa do cara, aqui no brasil deveriamos ter este mesmo espirito, não só com grafite mas também com diversas ações que mostram pr as pessoa q o hard core punk existe

    • 02/01/2010 às 11:32 PM

      Realmente, são poucos que fazem alguma coisa pelo hardcore com sentimento. A grande maioria espera algo em troca, nem que seja status, fama ou algo do tipo. Sei que existem boas iniciativas, porem, nem todas tem o sentimento verdadeiro, se é que você me entende.

  3. Zéca!!!
    05/01/2010 às 1:33 AM

    Cara muito foda esse mano, ele merece muito respeito pq estamos vivendo uma faze onde as pessoas só fazem as coisas para mostrar para os outros e não por amor!!!
    É uma pena.

  4. Lucas
    06/01/2010 às 6:17 PM

    Mano, muito bom esse artigo. sempre gostei de Graffit, e confesso que até por questões de preconceito de minha parte – e dos estereotipados grafiteiros “rappers” – eu nunca me aprofundei nessa arte. Muito bom ver esse trabalho do cara, até me deu umas idéias para a capa da demo do MYC.
    Parabéns pra ele pela iniciativa e humildade, e parabéns outra vez pelo artigo.
    Abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

